sábado, 30 de janeiro de 2010

Azeitonas

Essa fruta de origem mediterrânea, é conhecida desde a Grécia antiga. É incrível, mas há vestígios fossilizados de oliveiras na Itália, no Norte da África, em pinturas nas rochas das montanhas do Saara Central, com idade de seis mil a sete mil anos. E eu nem estou falando do azeite, hein, que é óleo das oliveiras, utilizado na culinária sabe-se lá desde quando. Dessa vez vou me ater somente às azeitonas, essas frutinhas salgadas que eu ADOURO.

Aliás, as azeitonas salgadas (curtidas) - que dão um excelente aperitivo vegano - são resultado de receitas portuguesas, mais especificamente da região do Algarve.

Eu resolvi falar dessa delícia porque ela é um ingrediente muito presente em várias receitas veganas. As minhas favoritas são as pretas, temperadas, de preferência bem salgadas e apimentadas.

Se você quer dar um toque mediterrâneo num prato, ou deixá-lo com sabor mais forte no sentido adstringente, azeitonas picadas ou fatiadas são uma ótima pedida, seja em patês, massas, molhos, tortas, saladas, gratinados, pizzas... Na minha opinião, essa frutinha versátil é muitas vezes responsável por um sabor mais festivo, mais atrevido, quase caricato.

Os principais tipos de azeitona são:

* Azeitona Preta da Califórnia
* Azeitona Preta Chilena
* Azeitona Preta Empeltre
* Azeitona Preta Fragas
* Azeitona Preta Nevadilha
* Azeitona Preta Portuguesa
* Azeitona Preta Temperada
* Azeitona Verde Arauco
* Azeitona Verde Mazanilha
* Azeitona Galega
* Azeitona Gordal
* Azeitona Acredite
* Azeitona Esperta
* azeitona Proteticada

E já que cerca de 25% de sua composição é azeite de oliva, azeitonas não contêm colesterol e são ricas em ácidos graxos insaturados (benéficos para aumentar os níveis do "bom colesterol").

Não deixe de fazer uso do poder das azeitonas nas suas comidinhas veganas (só tomando cuidado pra não exagerar, já que elas são bem calóricas) e perceba como elas são, além de saborosas, aliadas úteis, nutritivas e saudáveis na preparação de pratos que por natureza são ricos em energia.

*Informações via Wikipédia

3 comentários:

Denise Arcoverde disse...

Déia, eu boto azeitona em tudo. Azeitona e queijo parmesão =)

Lia Noronha &Silvio Spersivo disse...

Andreia: saudades suas no meu Cotidiano.
adorei td por aqui.
Bjus mil!!!

Andréa disse...

Lia, quanto tempo!! Saudade, tambem! Beijos.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails