domingo, 29 de novembro de 2009

Strogonoff vegano de cogumelos e frango feliz

Chamei de frango feliz porque (obviamente) não vai frango nenhum nessa receita, mas carne de soja desfiada. Experimente fazer esse strogonoff que não explora nenhum animal. É uma DELÍCIA! :)

Ingredientes:

* 1/2 xícara de vinho branco seco
* 1 cebola média, picada
* 1 dente de alho, picado
* 450 gramas de cogumelos frescos fatiados
* Nós acrescentamos proteína de soja texturizada (PVT) desfiada (préviamente hidratada com água e um pouquinho de molho de soja durante 20 minutos)
* 1 colher (sopa) páprica
* 2 colheres (sopa) de molho de soja
* 2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
* 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
* 2 xícaras de leite de soja
* 1 xícara de sour cream (ou creme azedo) vegano - nós usamos Tofutti
* sal e pimenta a gosto

Aqueça o vinho, a cebola e o alho numa panela grande em fogo médio, até a cebola ficar macia (uns 5 minutos). Acrescente os cogumelos (e a carne de soja desfiada, já drenada) e deixe cozinhar por mais un 2 minutos.

Adicione a páprica, o molho de soja e a mostarda. Misture bem. Acrescente a farinha devagar, mexendo constantemente, até obter uma pasta macia.

Agora junte o leite de soja e aumente um pouco o fogo até começar a ferver. Então, diminua o fogo e deixe cozinhar até começar a engrossar (uns 5 minutos).

Adicione o sour creme vegano, sal e pimenta. Misture bem pra aquecer na panela.

Sirva sobre massa, arroz ou batata assada. Nós usamos o bom e velho arroz branco. Ficou um espetáculo.

Essa receita foi extraída do livro The Compassionate Cook: Please Don't Eat the Animals

8 comentários:

Isis disse...

Frango feliz ... hehehe

Loan disse...

Haha esse frango feliz tinha me deixado curioso mesmo. Muito boa a receita! Parece apetitosa. As fotos são suas?
Lindas.

Renata disse...

Minha dificuldade com receitas vegans é que sou alérgica a muitos cogumelos. Vou tentar substituir o tofu pelo tofu defumado para dar mais sabor ao remover os cogumelos.

Andréa disse...

Loan, obrigada! Tenho tirado as fotos com o celular mesmo. Ando com uma preguica de usar a camera. :)

Renata, otima ideia usar tofu defumado. Se vc nao for alergica a champignon, mande brasa neles, tambem, como eh mais comum se fazer no Brasil.

. disse...

Eu sempre quis aprender a fazer pts desfiada, como que eu faço isso? uhauhehaeoaheio

Isso tá com uma cara boa demais *-*
hehheh

bejiocas!

Andréa disse...

Menina, sabe que eu nao sei como fazer pts desfiada? Tambem quero uma receita. Essa que usamos no strogonoff ja veio em pedacinhos/tirinhas. Se eu descobrir como faz te aviso.

Estéfany disse...

Então, adorei a sua receita e vou testá-la em breve. Não sabia que existiam tantos blogs que me ajudariam assim! hehehe abraços e como faço pra te seguir? Pelo meu próprio blog?

Andréa disse...

Bem-vinda, Estéfany! Acho que vc pode salvar meu endereço nos seus favoritos ou então clicar no símbolo que aparece lá em cima, do lado direito do endereço, pra receber as atualizações.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails