terça-feira, 7 de julho de 2009

Feijoada vegana

Vira e mexe a gente prepara uma boa feijoada vegana aqui em casa. Esse prato orginalíssimo brasileiro tem uma característica inegável de encher a pança. :) Aquela sensação de satisfação, chamada aqui nos EUA de "comfort food". Adoro.

Eu publiquei uma vez aqui a receita de feijoada, mas dá pra variar bastante. Dá pra acrescentar linguiça vegana, laranja fatiada, banana frita... Dessa vez, a gente preparou o feijãozinho preto refogado na cebola. A couve manteiga foi feita à mineira, claro. O arroz branco a gente deixou amarelinho com um pouco de turmérico, que é delicioso e MUITO saudável. Na farofa, acrescentamos somente salsinha picada.

A preparação do tofu foi assim: drene o tofu firme (ou extra-firme) e aperte um pouquinho com as mãos pra tirar o excesso de água. Corte em cubos e deixe marinando pelo menos 1/2 hora num molho da sua preferência. A gente usou dessa vez: tamari, óleo de gergelim, molho de chili com alho, sal e pimenta. Depois, você coloca os cubinhos numa fôrma pra assar e deixa na grelha do forno (a parte mais baixa) por uns 5-6 minutos. Vire-os e deixe mais uns 5 minutos. Coloque o tofu na mistura do feijão, fogo baixo, adicione cebolinha picada e mexa por uns 5 minutos – só pra incorporar direitinho.

Já ouviu falar em feijoada 100% livre de colesterol? Pois é! Quem disse que pra fazer feijoada boa precisa torturar e matar um animal é ruim da cabeça ou doente do coração. ;)

Go vegan!

7 comentários:

All about... (vegan) food disse...

Amo feijoada (aliás, amo qualquer coisa com feijão) e em SP fiz uns amigos americanos comerem couve refogada, eles acharam um pouco parecido com espinafre e uma outra folha que não me lembro agora. E nem preciso falar de tofu, né, meu post de hoje foi sobre ele ;-)

Suas dicas são sempre ótimos e adoro as mensagens finais dos posts!

Aretha disse...

Andrea, fiz a sua receita de linguiça vegana e nossa! de 'lamber os beiços' completamente! ficou uma delícia!!!
quando eu tentei ser vegana pela primeira vez não tinham essas coisas, e querendo ou não a gente sente muita falta! valeu por compartilhar conosco essa receita maravilhosa!

=*

Fernanda disse...

E as cores? Enche a barriga e os olhos. Que prato mais bonito.

samya disse...

Andreia, te deixei um presentinho la no meu blog. Beijos

Fernanda França disse...

Uau, parece deliciosa... deu água na boca ;) Cada vez mais meus dias são veganos sem que eu perceba, rs.

Isabella disse...

Huuummm, parece ótima!!

Vi esse artigo e achei que vc gostaria de ler: http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2009/07/13/AR2009071300768.html

bjs

Alexandra disse...

Me animei com a sua feijoada e fiz uma bem simples:

http://www.matoandmaplesyrup.com/2009/07/31/vegan-feijoada/comment-page-1/#comment-40

Posts similares

Related Posts with Thumbnails