domingo, 7 de junho de 2009

Sopa de feijão branco, alho-poró e ervas

Aqui vai minha homenagem aos brasileiros - com uma receita bem quentinha pra esse inverno forte que chegou por lá. Se você está no Brasil, aproveite essa estação pra vestir roupas feitas de materiais sintéticos ou orgânicos, sem ingredientes ou produtos animais. Fale sobre isso, espalhe a informação de que pra se vestir bem e ficar agasalhado e aquecido, não é preciso que nenhum animal sofra. Lã, couro, pele - ninguém mais precisa hoje em dia. Algodão, sizal, cânhamo, borracha, vinil... tudo isso esquenta sem sofrimento.

Pra preparar a sopa: deixe os feijões de molho na noite anterior. Escorra e separe. Numa frigideira, frite em azeite de oliva bem quente um talo de alho-poró fatiado, com sal e pimenta a gosto. Transfira para uma panela funda e, em fogo médio-baixo, adicione o feijão, bastante caldo de vegetais e um pouco de água. Deixe cozinhar devagar, mexendo de vez em quando.

Quando estiver tudo macio, baixe o fogo, adicione uma colher de sopa de missô, endro picado e um punhado de sementes de erva-doce. Deixe cozinhar por mais uns minutos, mexendo bem. Experimente, veja se está bom de sal, de pimenta, se as ervas se misturaram bem e se o feijão branco está no ponto. Pronto. Uma delícia que esquenta até a alma, dá energia e é uma fonte rica em ferro e outros nutrientes.

Servimos dessa vez com couve-de-Bruxelas e nuggets do bem. Mas essa sopa vai muito bem sem acompanhamento nenhum, ou talvez umas torradinhas com alho. Que deleite!

Bom inverno, queridos conterrâneos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Andrea, amei a receitinha. Em repetindo a frente fria, que há poucos dias deixou o Rio, faço sua sugestão de dar água na boca.
Aliás, soube pelo Lobo Pasolini que iria ter uma passeata sobre a questão dos cavalos/carruagens no Central Park, sabe como foi?
Gostaria por demais de quando retornar a NYC não vê-las mais e saber que os cavalos estão felizes, soltos num local bacana.
Bjins. Paula Regina

Leandro disse...

pro clima que ta aqui é realmente perfeito! =]

Andréa disse...

Paula, acredito que no site "Vista-se" deva ter informações sobre a vigília. Não sei te dizer como foi; trabalhei o final de semana inteiro e perdi essa. Concordo contigo, isso tem que acabar. Outra coisa que precisa ser proibida por aqui é a indústria de foie gras. Não aguento mais ver essa coisa horrorosa sendo vendida em restaurantes ditos "chiques" aqui em NY.

Leandro, obrigada! Aproveite!

Unknown disse...

Essa eu tomei! Essa eu tomei!!!!!!!! YUMMY!!!!!!!

Unknown disse...

Fiz essa receita ontem. simplesmente deliciosa. Incrível como a erva-doce combina com perfeição com o feijão branco. Está de parabéns!!!!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails