segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Mini-bolinhos de arroz ao forno

Eu tinha sobras de arroz de jasmin na geladeira e queria fazer bolinhos de arroz, mas a receita que minha mãe me ensinou há muitos anos levava ovos. Dei uma procurada nos meus blogs favoritos e achei a receita vegana perfeita pra fazer bolinhos (ou croquetes) de arroz. Esses são mini e você os mergulha num molho delicioso que eu também improvisei, encontrado no mesmo blog, o Urban Vegan.

Croquetes:

- Aproximadamente 1 xícara e 1/2 de arroz (branco, basmati, jasmin ou integral) cozido, frio
- A receita original pediu 1/2 abacate pequeno amassado, eu usei 3 colheres (sopa) de tahini caseiro, aquele molho de gergelim
- 1/2 xícara de água morna
- 3 colheres (sopa) de levedura nutricional (a receita original pede que você enrole os bolinhos, depois de preparados, em levedura nutricional também. Eu usei farinha de rosca ou de pão)
- 1 colher (sopa) de salsinha fresca, picada
- 1/2 colher (chá) de orégano
- Pitada de noz-moscada
- Sal e pimenta a gosto
- 1/2 xícara de farinha de rosca ou de pão, pra empanar.

*A receita rendeu uns 15-18 mini-croquetes.

Pré-aqueça o forno a 350 graus Farenheit (ou 140-150 centígrados).

Ponha o arroz numa tigela média. Adicione o tahini, a água morna e a levedura nutricional e amasse tudo muito bem com um garfo ou com aquele amassador de batatas com o qual você faz purê. Adicione agora todos os outros ingredientes (menos a farinha de rosca) e misture tudo muito bem com uma colher.

Faça as bolotas e passe uma a uma na farinha de rosca. Coloque cada uma numa fôrma, em cima de uma folha de papel laminado com um pouquinho de azeite espalhado. Aumente a temperatura do forno pra 400 ou 450 Farenheit (uns 200 centígrados). Leve ao forno por uns 25 minutos, virando os bolinhos a cada 5 minutos mais ou menos, pra que assem igualmente. (Se quiser, você pode fritá-los em vez de assá-los).

Sirva com palitinhos, pra que os mini-bolinhos possam ser mergulhados no molho abaixo.

Molho de wasabi-missô:

- 1 colher (sopa) de missô
- 1 colher e 1/2 (chá) de pasta de wasabi (aquela raíz forte comumente servida com sushi)
- 1 colher (chá) de óleo de gergelim
- 3 colheres (sopa) de água morna
- 1 colher (sopa) de agave nectar
- 1 colher (chá) de salsinha picada bem fininho

Misture bem todos os ingredientes e sirva.

Inspired by Urban Vegan.

8 comentários:

All about... (vegan) food disse...

Ai que receita ótima,vou tentar aqui essa semana. Eu adorava bolinhos de arroz e não comi desde que virei vegan!

Anônimo disse...

Déia, dá pra fazer os bolinhos de arroz usando inhame cozido pra dar liga, e o que mais você põe lá fica por conta da tua imaginação. Dá pra ralar abobrinha, beterraba, pôr cebolinha, salsinha... Em geral, eu passo na farinha integral também.

Conseguiu achar o coletor menstrual aí? Deve ser bem fácil, e acho que a marca mais comum nos EUA é o Divacup. É superprático, até hoje ainda não ouvi um comentário de alguém que tenha comprado e não tenha se adaptado.

urban vegan disse...

I'm so glad you were inspired by my recipe. The actual recipe will be in my cookbook, sue out next fall.

I am also including a recipe for Fejoida, for Sunday nites!

Andréa disse...

Glauce, eu tambem!!

Silvia, que otimas dicas! Obrigada! Ainda nao achei o coletor por aqui. Mas vou experimentar, sim. Eh uma opcao excelente.

Andréa disse...

Urban Vegan: I'm looking forward to your cookbook! Good luck!

Elaine disse...

Andréa, esse bolinhos estão com uma cara ótima... Fiquei com água na boca!

Quanto ao coletor mencionado nos comentários acima, vi na Revista dos Vegetarianos desse mês, que é possível comprar através do site do Guia Vegano www.guiavegano.com.br (único revendedor no Brasil) e custa R$ 70. Eu ainda não comprei, mas já está entre minhas prioridades. O produto é da Finlândia e a marca é Lunacup.

Abraço e boa semana!

Andréa disse...

Elaine, obrigada pela dica! Abraco e boa semana pra ti tambem!

Fernanda França disse...

Hummmmmmmm!!!!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails