terça-feira, 15 de abril de 2008

Terça-feira com falafels

A gente ADORA falafels. São bolinhos fritos que parecem porpetas italianas, mas são na verdade um prato árabe e não levam carne nenhuma. São feitos com grão-de-bico.

Ingredientes:
  • 1 lata de grãos-de-bico cozidos - drene a água, passe-os embaixo d'água e separe
  • 4 tiras de cebolinha, picadas
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de cominho
  • Sal e pimenta
  • Salsinha picada- pode ser desidratada
Misture no processador o grão-de-bico, a cebolinha e o alho, até formar uma pasta. Transfira essa pasta para uma tigela, adicione a farinha, o fermento, cominho, sal, pimenta e a salsinha picada e misture tudo muito bem com uma colher. Se parecer muito seco, acrescente um pouquinho de água (mas só um pouquinho). Faça bolinhos redondos com a mão e frite-os em óleo quente.

Geralmente falafels são servidos com tabuli e/ou hummus e com pão sírio tipo "pita", mas aqui em casa vale tudo e nossos estômagos são cosmopolitas, hehe. Servimos dessa vez com salada crua e purê de batatas- sem deixar de fora o delicioso molho de tahini. Ficou bom demás!

Clique aqui pra ver um video que mostra como fazer falafels (em inglês).

3 comentários:

Fernanda França disse...

Nham nham esse tenho que experimentar... obrigada pela dica do missô! Não sabia que poderia ser usado no lugar dos caldos (o de carne não uso mais, o de galinha tenho usado cada vez menos e menos e menos, mas ainda uso porque não tinha substituto). Legal!!! Depois, quando tiver um tempinho, fica a dica de escrever mais sobre isso e nos desvendar os mistérios do missô, hehehe... valeu, querida, de verdade. Beijos, Fê.

Andréa disse...

Pode deixar, Fe. Comeco a preparar esse post no final de semana, sem falta. Beijos.

Laurinha disse...

Esse teu blog me da uma fome. Aqui pertinho do meu trabalho tem um restaurante de take out MARAVILHOSO arabe que vende falafel. Uma deliciaaaaaaa!!!!!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails