sábado, 5 de abril de 2008

Sopa e espetinhos veganos

A gente tinha um monte de legumes frescos na geladeira e resolvemos cada um preparar algo diferente pro jantar, mas que combinasse.

R fez a sopa do jeito que eu gosto, bem light, ralinha, mas super saborosa e apimentada. 6 xícaras de água numa panela média, tipo caldeirão, fogo alto. Adicionou alho, gengibre, 1 cubo de caldo vegano Garden Veggie (que pode ser substituído por caldo de vegetais normal ou 1 colher de missô dissolvido em um pouco de água), aspargos (sem as pontas grossas, que foram descartadas e sem a parte fina, de cima, que foi separada), fatias finas de pimentão vermelho e de cenoura. Deixou ferver e diminuiu o fogo. Deixou cozinhando por uns 15 minutos. Nos últimos 5 minutos, incluiu as pontas finas dos aspargos e abobrinhas fatiadas bem fininho.

Eu fiz os espetinhos - churrasquinho vegano. Drenei o tofu, deixei secar por uns minutos pressionado em papel-toalha, cortei em cubos gordos e deixei marinando por 40 minutos (foto acima).

Enquanto o tofu ficou marinando, cortei os legumes escolhidos em pedaços médios e separei os espetinhos de metal. O molho do tofu foi feito misturando manteiga de amendoim orgânica, um pouquinho de água pra dissolvê-la, alho picado, gengibre fresco picado, um pouquinho de óleo de gergelim, molho shoyu light e salsinha desidratada.

Depois que preparei os espetinhos com pimentão vermelho, abobrinha, cogumelo e o tofu marinado, e coloquei-os numa fôrma (foto ao lado), espalhei o resto do molho nos legumes com um pincel, dos dois lados. Deixei o forno aquecer por 10 minutos e coloquei os espetinhos pra assar na parte mais baixa do forno, que na verdade é a grelha. Leva só 5 minutos de cada lado pra ficar pronto.

7 comentários:

Unknown disse...

Sempre arrasando nas fotos e nos pratinhos vegans! Tô ficando viciada aqui.

Bianca disse...

Hey! I saw your comment on my blog. I can't read ... is it Spanish? But the pics look lovely!

Andréa disse...

Ro, obrigada, querida! E eu estou viciando em tirar fotos das nossas comidas. :)

Bianca, hi! This blog is in Portuguese. Sorry! I thought about writing it in English, since I live in New York, but I figured there are tons of vegan blogs in English and not as many in Portuguese, so I decided to spread the vegan word to Brazilians and do my part. :) Welcome!

Carla Beatriz disse...

Hummm ... Os espetinhos parecem deliciosos! Adoro tuas receitas! xD

Beijos mil

Andréa disse...

Carla, obrigada, querida! Essa receita dos espetinhos é a coisa mais fácil. Eu vivo fazendo porque é bonitinha, colorida, e divertida de preparar. Dá pra usar tofu e qualquer outro legume que vc tiver na geladeira. Beijos!

Andrea Drewanz disse...

Da próxima vez que fizer espetinhos de vegetais (eu e meu marido adoramos), vou incluir tofu.
Deve ficar uma delícia!

PS: Fiz a sua receita de sanduíches com pepinos, mas como não tinha opção (vegana), usei o cream cheese tradicional. Ficou bárbaro!!!

PS2: Mais uma vez obrigada pelas idéias ótimas que encontro por aqui. Tô ficando viciada também.
;-)

Bjsss

Andréa disse...

Que legal, Dea!! Aproveite!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails