terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Contra a vivissecção e os testes em animais


Post requentado do meu outro blog- mas como o assunto é seríssimo, tem que ser discutido e comentado quantas vezes for preciso; até essa tortura acabar.


Vivissecção
Na vivissecção, o animal vivo passa por cirurgias experimentais. Na maioria das vezes não é utilizado nenhum analgésico ou anestésico. Isso é de uma crueldade monstruosa e medieval. Será que eles acham que bicho não sente dor? Mesmo enquanto grita e tenta se libertar e fugir? Nos dias de hoje esse procedimento não é mais necessário. Você deve estar se perguntando "poxa, mas não é imprescindível que os médicos e cientistas se utilizem desses recursos pra estudar e aprender, pesquisar e desenvolver curas para os nossos males?"

NÃO, não é preciso molestar pequenos animais indefesos. A maioria das faculdades de Medicina aqui nos Estados Unidos, incluindo Harvard, Stanford e Yale, já substituiu o uso de animais vivos em fisiologia, farmacologia e exercícios de práticas cirúrgicas por métodos de ensino efetivos e "não-cruéis", como por exemplo, observações de cirurgias cardíacas reais, simuladores de pacientes, cadáveres, programas de computador sofisticados, etc.

Infelizmente, uma mentalidade retrógrada ainda persiste e algumas instituições (que simplesmente não querem gastar dinheiro com métodos modernos que não utilizam animais vivos) continuam matando cães, gatos, macacos, coelhos, ratos e outros animais em seus laboratórios, causando um sofrimento indescritível a essas criaturas.

Testes
Sobre os testes em animais, eu já falei aqui mas não me incomodo de repetir. Muitas marcas de produtos domésticos e companhias de cosméticos ainda injetam seus produtos no estômago de animais, esfregam sua pele, vaporizam seus olhos, ou forçam animais a inalarem seus sprays. Quem suspeitaria que na compra de um simples delineador ou rímel, desodorante ou creme hidratante, corremos o risco de estar colaborando com a tortura e morte de coelhinhos saudáveis e dóceis? Pois é. Pense nisso.

O video abaixo, do PETA, explica os testes e dá mais motivos pra pensarmos muito bem de quem estamos comprando nossos produtos. Dê uma olhada, é curtinho, e tem a participação da atriz-mirim Abigail Breslin, do filme "Little Miss Sunshine". Em inglês.




Aqui estão as marcas/companhias internacionais que não testam em animais. Como a lista é longa, resolvi que é mais prático deixar aqui o link para a página do Peta onde você pode abrir as (duas) listas e ainda clicar direto nos nomes pra cair nos websites que te interessam. Vale checar de vez em quando pra ver se há atualizações.

Note que há duas listas grandes. Uma chamada "Companies That Don't Test on Animals" (que significa: companhias que não testam em animais) e uma de "Companies That Do Test on Animals" (as companhias/marcas que, por incrível que pareça, ainda fazem testes dolorosos e desnecessários em animais). Você ainda tem a opção de abrir as listas em "pdf" ou "word".

No Brasil:
Através do site do PEA (Projeto Esperança Animal) achei as listas brasileiras de companhias que não testam em animais e as que ainda têm coragem de fazer isso com eles. Dê uma olhada e faça, você também, a sua parte. Aproveite pra clicar, quando estiver no site do PEA, no link do lado esquerdo que diz "panfleto educacional" pra entender exatamente por que somos contra esses testes.


2 comentários:

Unknown disse...

A marca Eh é ótima! Além de não testar em animais, os produtos para os cabelos não contem sal. Tô usando agora e estou adorando, e olha que nosso curly hair não é a coisa mais fácil de cuidar não.

A Natura nem responder aos questionamentos sobre o uso de animais para teste, responde. Não gostei nada dessa falta de consideração.

Sobre as rações, a Guabi é uma marca lá da minha cidade, e entre esses produtos, os mais aconselháveis para fornecer para os "babys" são Top Cat, Sabor e Vida. São os melhores dessa linha, além de ser um pouco mais em conta que as outras mais conhecidas. BIRIBA NÃO, seus cães agradecem.
Só estou dando minha experiência a respeito de algumas marcas e produtos...:)

Beijo

Andréa disse...

Obrigada, Fla! E por favor, deixe sempre a sua opiniao e dicas sobre marcas e produtos que vc conhece por experiencia propria!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails